Serra das Emerências

Passeio
0.0 Favoritar
  • 40min
  • 2.6Km
  • 180 m
  • circuito
Avaliar favoritos

Esta trilha permite uma visão única de um dos cartões postais do Estado do Rio de Janeiro: a cidade de Búzios. Parte do Parque Estadual da Costa do Sol e um dos pontos mais altos da cidade, a Serra das Emerências é um raro local de preservação da fauna e da flora brasileiras. A serra integra a maior e mais importante reserva de pau-brasil em território fluminense, concentra vegetação primária e ainda abriga bichos em extinção como a preguiça de coleira, o mico-leão-dourado e o macaco prego.

 

O cacto conhecido como "cabeça branca", que pode atingir 7 m de altura, tem sua maior concentração ali, e espécies de bromélias e outros exemplares raros da Mata Atlântica fazem do ponto um local de visitação frequente de biólogos e pesquisadores.


Para chegar até o nível mais alto da serra, a 180 m do mar, a caminhada é leve, seguindo um percurso de 3,2 km. A paisagem do lugar engloba vistas panorâmicas da península de Búzios e de alguns pontos da Região dos Lagos, como Cabo Frio. É possível também saltar de asa delta da rampa que fica ali, num vôo que aterrissa na Praia de Tucuns.

RJ, Búzios Trajeto

A subida é feita em meio a mata atlântica em terreno irregular, porém o caminho bem definido e não possui muitas bifurcações. O cume da montanha possui um platô bastante exposto ao sol.

Horário

*Sem restrição

Contato
como chegar?

Ônibus: Pegar um ônibus para Cabo Frio e saltar no asfalto na entrada para o Bairro de José Gonçalves. A subida fica na rua após o lago do lado esquerdo.


Carro: Na estrada de asfalto que liga Búzios a Cabo Frio, entrar no Bairro de José  Gonçalves. Na rua principal do bairro, após passar por um lago, estacionar o carro e subir a esquerda do outro lado da rua.

Comentários
    x