Petropolis - Teresópolis

Expedição
5.0 Favoritar
  • 36h00
  • 30Km
  • 2263 m
  • travessia
Avaliar favoritos

No Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a Travessia Petrópolis-Teresópolis é não só uma das mais bonitas do país, como é uma das mais difíceis na região do Rio. O Parque é administrado pelo ICMBio, que estipula um limite de 100 pessoas por dia e vende ingressos para a trilha. Existe a opção de acampar ou pernoitar nos abrigos oferecidos durante o percurso.

 

A dificuldade da trilha é recompensada pela excepcional paisagem e biodiversidade que a caminhada oferece. O Parnaso é o terceiro Parque mais antigo do Brasil, foi criado por Getúlio Vargas em 1939, e é considerado o berço do montanhismo brasileiro com muitas opções de trilhas e escaladas.


Entre as atrações que compõem o trajeto estão a cachoeira Véu da Noiva, o Chapadão com vista para a Pedra do Açu, um nascer do sol exuberante visto por trás da Serra dos Órgãos e os Portais de Hércules, uma espécie de mirante com uma vista do Vale da Morte. O trecho final leva ao cume da Pedra do Sino, que fica numa altitude de 2.263m. O último dia se dedica à descida até a sede Teresópolis, com vistas para a cidade e para o Parque Estadual dos Três Picos.

RJ, Petrópolis Trajeto

Partindo da sede do Parnaso em Petrópolis, o percurso tem cerca de 30 km de caminhada, com subidas e descidas íngremes, e obstáculos. Alguns trechos possuem risco de desorientação, e outros necessitam o uso de equipamentos, o que justifica a presença de um guia experiente. É recomendado fazer a travessia em três dias, sendo a melhor época para enfrentar o trajeto entre maio e setembro.

Horário

*6:00 às 22:00

Contato
como chegar?

Ônibus: Partindo do centro de Petrópolis, a melhor opção é a linha 616, saltar na Escola Rural do Bonfim e caminhar até a entrada do Parque.


Táxi: Um táxi da rodoviária até o Parque leva aproximadamente 40 minutos e custa cerca de R$ 100.

Comentários
  • Guia

    Andreia Pereira

    Nossa adorei deve ser maravilhoso cheguei ontem aqui no rio estou perdida com tanta coisas maravilhosas

    08/03/2017
    x