Pedra do Telégrafo

Moderada
0.0 Favoritar
  • 1h10
  • 2.3Km
  • 345 m
  • trilha
Avaliar favoritos

Você certamente já viu a vista desta trilhas em fotos nas redes sociais, em que pessoas parecem se pendurar sobre um abismo. Conhecido como Pedra do Telégrafo, o ponto que tem dado fama às trilhas do lugar se chama Pedra da Bigorna. As imagens, no entanto, não passam de ilusão de ótica: abaixo da rocha, é possível ficar em pé.

 

O local se chama Morro de Guaratiba, mas é conhecido como Pedra do Telégrafo devido a um posto avançado com rádio para a observação de submarinos e prevenção de ataques que ali se estabeleceu durante a Segunda Guerra Mundial.


O cume possui vista para as Praias Selvagens do Rio, e para a Restinga do Marambaia, uma das maiores praias do litoral brasileiro. As montanhas do Parque Nacional da Tijuca e do Parque da Pedra Branca também compõem a paisagem. A trilha fica localizada dentro da área do Parque Estadual da Pedra Branca. A caminhada começa ao lado do ponto de moto-táxi, próximo a um quartel militar na Praia de Guaratiba. Existe também a opção de subir de moto-táxi até um ponto de acesso a trilha e de lá caminhar 30 minutos ao topo da formação.   

RJ, Rio de Janeiro Trajeto

A trilha possui caminho bem definido, sinalizado, e repleto de mirantes. O esforço é moderado devido às subidas que são constantes. Esse trajeto faz parte da trilha Transcarioca.

Horário

*8 às 17hs (18hs no verão)

Contato
como chegar?

Metrô/Ônibus: A linha de ônibus Marambaia-Castelo (874A) leva até a Barra de Guaratiba. O acesso é feito pela Rua Almirante Carlos Tinoco (um pouco antes dessa praia). Seguir até o nº 385, continuar a subida pela Rua Chico Buarque de Holanda, até o início da trilha à direita


Carro: Seguir pela orla até o final da Praia de Grumari e subir a serra a direita até chegar a Estrada Burle Marx. Virar a esquerda e seguir até a Praia de Barra de Guaratiba. O acesso é feito pela Rua Almirante Carlos Tinoco (um pouco antes dessa praia). Seguir até o nº 385, continuar a subida pela Rua Chico Buarque de Holanda, até o início da trilha à direita.

Comentários
    x