Pedra do Elefante ou Alto Mourão

Semi-pesada
0.0 Favoritar
  • 3h30
  • 4Km
  • 420 m
  • trilha
Avaliar favoritos

Você vai se sentir no topo de Niterói nesta trilha, e não à toa: a Pedra do Elefante possui 412 metros de altura, o ponto mais alto da cidade. Deste local privilegiado a vista alcança até as praias de Saquarema, já na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Em dias com boa visibilidade, é possível ver a Ilha de Cabo Frio, e as Ilhas Maricás. Ao norte, se tem uma visão panorâmica da Serra da Tiririca e da Serra dos Órgãos ao fundo.

 

A região é também é conhecida como Falso Pão de Açúcar, Pedra de Itaipuaçu e Alto Mourão. O último nome vem do antigo proprietário das terras, Duarte Martins Mourão - o colonizador português ganhou a sesmaria após ajudar Estácio de Sá na expulsão de franceses e tamoios da Baía da Guanabara no século XVI.


A caminhada é realizada em meio a Mata Atlântica, e possui alguns mirantes com lindas vistas. Um deles fica antes da parte final da trilha e é muito utilizado para descanso antes da subida ao cume. Dele é possível observar o Costão de Itacoatiara e a Furna da Solidão - esta pode ser acessada através de uma bifurcação na trilha.

RJ, Niterói Trajeto

O trajeto é bem marcado e sinalizado. Porém, é recomendado possuir alguma experiência com trilhas, pois o trecho final é uma escalaminhada por pedras e raízes que possui um pouco de exposição e é necessário utilizar as mãos.

Horário

*8h as 17h (18h no verão)

Contato
como chegar?

Ônibus: A principal linha de ônibus partindo do centro de Niterói (ao lado das Barcas) é a 38 – Itaipu x Centro, sentido Itaipú, na região oceânica. Saltar na Estrada Francisco da Cruz Nunes, perto da rotatória de Itaipuaçu, e subir a estrada da serrinha (Estrada Gilberto Carvalho), a pé ou de van, até o início da trilha.


Carro: Na cidade de Niterói, seguir placas para a Região Oceânica. Seguir pela Estrada Francisco da Cruz Nunes e entrar na rotatória de Itaipuaçu (antes da Praia de Itacoatiara). Subir a Estrada da serrinha por aproximadamente 1 km até o Mirante de Itaipuaçu, a poucos metros do início da trilha, onde há um pequeno estacionamento.

Comentários
    x