17. Dona Castorina x Primatas

Moderada
0.0 Favoritar
  • 2h30
  • 3.8Km
  • 305 m
  • trilha
Avaliar favoritos

Trecho típico de Mata Atlântica em plena Zona Sul do Rio de Janeiro, este percurso conecta duas cachoeiras por um caminho onde o visitante percorre quase todo o traçado no meio da mata. Com muitos pontos de água e nível fácil, é uma excelente opção para um contato direto de crianças com a natureza. O bate-e-volta à Cachoeira dos Primatas é sempre imperdível. No verão, é point de moradores locais, o que movimenta a trilha. No início do trecho do lado oeste, observe o jequitibá centenário que virou ponto de referência por ser oco e permitir que se entre dentro dele. No caminho, riachos e a Cachoeira da Gruta são pontos onde o visitante pode se refrescar.

Fotos: Rafael Duarte e Marcello Cavalcanti    

Parque Nacional da Tijuca, RJ Trajeto

Entrada: Dona Castorina • Primatas
Pegar a Estrada Dona Castorina, no Horto, na direção da Vista Chinesa. Depois de 1,5 km da guarita que marca o início do parque, fique atento à entrada da trilha à direita.
 
Entrada: Primatas • Dona Castorina
No final da Rua Sara Vilela, no bairro do Jardim Botânico, há um largo com a entrada da trilha à direita. Percorrer o caminho por 450 m até a trilha principal e seguir à esquerda.

Horário

*Todos os dias, das 8h às 17h, horário de verão até as 18h

Contato
como chegar?

Este trecho pode ser alcançado por trilha (continuação do trecho Vista Chinesa x Jequitibá no sentido Oeste x leste seguindo as pegadas pretas/base amarela ou pela trilha oriunda da Cachoeira dos Primatas no sentido leste x oeste, seguindo as pegadas pretas/base amarela). Há também a possibilidade de ir com um veículo pela estrada Dona Castorina iniciando no bairro Jardim Botânico ou pelo final da rua Sara Vilela que tem acesso à trilha principal.

Comentários
    x