11. Represa dos Ciganos x Bom Retiro

Moderada
0.0 Favoritar
  • 5h00
  • 9.4Km
  • 820 m
  • trilha
Avaliar favoritos

Prepare sua roupa de banho, pois as cachoeiras do Assento e dos Ciganos estão à sua espera. Se refrescar será uma boa ideia, já que este trecho faz suar a camisa com as imperdíveis subidas aos picos Tijuca Mirim (917 m) e da Tijuca (1.021 m). Este é o ponto mais elevado do Parque Nacional e um dos mais altos do Rio de Janeiro, de onde se tem uma vista incrível de 360º da cidade. O percurso tem grande relevância histórica, por abrigar as ruínas da antiga fazenda Boa Vista e a Represa dos Ciganos, reservatório de água construído em 1906, que foi um dos principais atrativos da cidade no século passado. Por ainda ser usado para abastecimento urbano, o banho é proibido no local. No Bom Retiro há boa infraestrutura com estacionamento, área de lazer para crianças e banheiros.

Parque Nacional da Tijuca, RJ Trajeto

Entrada: Represa dos Ciganos • Bom Retiro
O acesso fica ao lado do portão da Cedae, em frente ao Hospital Cardoso Fontes, na Estrada Grajaú-Jacarepaguá (Av. Menezes Cortes, 3.245).
 
Entrada: Bom Retiro • Represa dos Ciganos
No Largo do Bom Retiro, no final da estradinha que começa no portão principal da Floresta da Tijuca, na Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista. A trilha começa à direita da guarita do guarda-parque. Pegue a trilha em direção ao Pico da Tijuca.
 

Horário

*Todos os dias, das 8h às 17h, horário de verão até as 18h

Contato
como chegar?

Esse trecho pode ser alcançado Pela Represa dos Ciganos, cuja entrada fica em frente ao hospital Cardoso Fontes (Avenida Menezes Cortes), também conhecida como estrada Grajau-Jacarepaguá, 3245 – Jacarepaguá, Rio de Janeiro – RJ, 22715-190 em Freguesia-Jacarepaguá. Há várias linhas de ônibus que partem da cidade e de outros bairros até o local.

Na outra direção, a partida é no Largo do Bom Retiro, na Floresta da Tijuca. É necessário caminhar aproximadamente 370 m por trilha até encontrar o leito principal da Trilha Transcarioca.

Comentários
    x