05. Rio da Prata x Casa Amarela

Pesada
0.0 Favoritar
  • 5h00
  • 8Km
  • 770 m
  • trilha
Avaliar favoritos

Para acessar este trecho a partir do asfalto é necessário fazer antes uma trilha de ligação. Do Pau da Fome, uma trilha de duas horas conecta a sede do Parque da Pedra Branca à Casa Amarela, uma antiga casa do Engenho Santa Bárbara. Como o trecho está no alto da serra, a sensação que se tem é de estar em um ambiente selvagem, perfeito para curtir o silêncio e aproveitar o som da mata. Pelo caminho, vegetação variada, diversas nascentes, bromélias raras, samambaias gigantes, um jequitibá de 250 anos e calçamentos históricos em pé de moleque. O destaque do trecho é o Alto do Mangalarga, com vista de 360º para o Maciço da Pedra Branca, de onde se avistam também o Maciço da Tijuca, a Baía de Guanabara e a Pedra do Quilombo, além do litoral da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Grumari e Restinga da Marambaia. Não deixe de percorrer o bate-e-volta ao Pico da Pedra Branca, ponto culminante da Trilha Transcarioca, com 1.024 m. Uma alternativa, é pegar a trilha que conecta o Cabungui à Casa Amarela sem precisar descer para o Rio da Prata. Ou no sentido Leste x Oeste, pegar a trilha que conecta a Casa Amarela ao Cabungui sem precisar descer para o Rio da Prata.
 

RJ, Rio de Janeiro Trajeto

Entrada: Rio da Prata • Casa Amarela
No Largo da Batalha, próximo ao Camping Farol da Prata, no Rio da Prata, em Campo Grande, pegue o caminho à direita da guarita do Inea.

Entrada: Casa Amarela • Rio da Prata
Da sede do parque, no Pau da Fome, pegar a trilha em direção ao Pico da Pedra Branca. Depois de 2 horas caminhando, chegará à Casa Amarela, onde deve seguir pela direita.
 

Horário

*Terça a domingo, das 8h às 17h, horário de verão até as 18h

Contato
como chegar?

Esse trecho da Trilha Transcarioca pode ser alcançado pelo “Espaço Farol da Prata” no Rio da Prata em Campo Grande ou quem vem do trecho anterior oriundo do Cabungui.

Também pode ser acessado pela sede do Parque estadual da Pedra Branca vindo do Largo da Taquara onde há uma estação do BRT e de onde partem várias vans até a entrada do Parque.

Comentários
    x