04. Cabungui x Rio da Prata

Pesada
0.0 Favoritar
  • 5h00
  • 7.2Km
  • 620 m
  • trilha
Avaliar favoritos

Conheça o lado rural do Rio nesta região conhecida como o “sertão carioca”. De todos os trechos da Trilha Transcarioca, este é o que mais se distingue por seu ambiente rural em meio ao burburinho da metrópole. Aproveite as vistas do Alto da Bela Vista e do Alto da Capelinha. Até os dias de hoje o trecho é uma importante rota de produtos agrícolas, especialmente frutas, vegetais orgânicos e criação de pequenos animais. São diversos cultivos desenvolvidos nos sítios da região pelas famílias locais há muitas gerações. Atenção para via alternativa: em Cabungui no alto da crista há uma alternativa mais curta da Trilha Transcarioca que vai direto até a Casa Amarela (ponto do trecho seguinte). Neste caso se caminha pelo alto da serra sem descer até o Rio da Prata. A bifurcação está no Alto da Capelinha, um dos principais atrativos do trecho, que pode encurtar o caminho em cerca de 6 km.

Parque Estadual da Pedra Branca, RJ Trajeto

Entrada: Cabungui • Rio da Prata
Na Estrada do Morgado, vindo da Estrada dos Bandeirantes, siga reto e vire à direita na guarita de cor laranja. Siga a sinalização até a trilha principal.
 
Entrada: Rio da Prata • Cabungui
No Largo da Batalha, no Rio da Prata, junto à entrada do Camping Farol da Prata, em Campo Grande, pegue o caminho à direita da guarita do Inea.

Horário

*Terça a domingo, das 8h às 17h, horário de verão até as 18h

Contato
como chegar?

Esse trecho da Trilha Transcarioca pode ser alcançado por trilha indo pelo final do trecho Grota Funda x Cabungui. Outra opção é iniciar pela estrada dos Bandeirantes pela estrada do Morgado até uma guarita de cor laranja.

Comentários
    x