01. Barra de Guaratiba x Grumari

Moderada
0.0 Favoritar
  • 4h00
  • 8.8Km
  • 230 m
  • trilha
Avaliar favoritos

Para este trecho vale a pena levar roupas de banho e filtro solar, pois é aí que o caminhante tem a oportunidade de andar entre a Mata Atlântica e algumas das mais belas e selvagens praias do Rio de Janeiro, como a do Perigoso, do Meio, Funda e do Inferno, e mergulhar em suas águas paradisíacas. Para uma vista panorâmica dessas praias recomenda-se fazer um bate-e-volta ao topo da Pedra da Tartaruga. Outra vista imperdível é da Pedra do Telégrafo, que já ganhou fama nas redes sociais e é um dos principais atrativos do trecho. Mas tome cuidado e saiba que o local pode ficar cheio em dias de sol, especialmente nos fins de semana. Lá de cima é possível avistar de um lado a região da Barra da Tijuca e, do outro, a Restinga da Marambaia.

RJ, Rio de Janeiro Trajeto

Entrada: Barra de Guaratiba • Grumari
Na Estrada de Barra de Guaratiba, em frente à praia, na altura do número 9.861, suba as escadas onde há uma imagem de uma santa.
 
Entrada: Grumari • Barra de Guaratiba
No canto oeste da Praia de Grumari, o trecho começa no largo onde a Av. Estado da Guanabara e a R. Prof. Francisca Caldeira se encontram, à esquerda de quem está de costas para o mar.

Horário

*Terça a domingo, das 8h às 17h, horário de verão até as 18h

Contato
como chegar?

Esse trecho inicial da Trilha Transcarioca pode ser alcançado por Barra de Guaratiba na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Do terminal Alvorada na Barra da Tijuca partem vário ônibus para B. de Guaratiba. Para quem acessa com veículo próprio é só seguir a orientação das placas para Barra de Guaratiba.

Este trecho também pode ser considerado o último a ser percorrido pelo caminhante que vem no sentido Leste/Morro da Urca x Oeste/Barra de Guaratiba.

Para quem deseja caminhar por este trecho, é aconselhável planejar o resgate por algum veículo quando o término da caminhada for em na praia de Grumari.

Comentários
    x