Como se preparar para uma Trilha de Longo Curso

A preparação para uma Trilha de Longo Curso requer alguns cuidados extras e mais atenção do que o planejamento para uma trilha comum, mas todas as dicas que demos no post “Como se preparar para fazer uma trilha” também valem para este caso, então se você não viu, ainda dá tempo de conferir. Antes de começar, é preciso entender o que é uma Trilha de Longo Curso, vamos lá!

O que são Trilhas de Longo Curso?

Trilhas de Longo Curso (TLCs) são trilhas enormes, geralmente compostas por diversos segmentos mais curtos, que juntos, formam um grande corredor ecológico que conecta diferentes Unidades de Conservação, zelando pela preservação do meio ambiente.

O Caminhos das Ararunas é uma Trilha de Longo Curso na Paraíba
Caminhos das Ararunas, no interior da Paraíba – Foto: Ricardo Câmara

Por exemplo, na cidade do Rio de Janeiro existe a Trilha Transcarioca, que ao longo dos seus 180km de extensão, conecta 25 trechos da capital carioca. Já no litoral do Pará, a Trilha Amazônia Atlântica conta com 450km de percurso divididos em 7 partes, essa é uma Trilha de Longo Curso indicada para ciclistas. 

Existem diversas Trilhas de Longo Curso no Brasil, basta encontrar a mais próxima e começar a se planejar.

Considere os tempos e distâncias

A grande diferença entre as Trilhas de Longo Curso e as trilhas comuns, é que as TLCs são muito mais extensas, e dificilmente podem ser concluídas em pouco tempo. Por isso é fundamental que você pesquise sobre as condições da trilha que você deseja fazer: se há acampamentos, se a trilha em questão passa por cidades, se existe algum tipo de infraestrutura ao longo do caminho, se a trilha é bem sinalizada, se é bem segmentada ou com trechos longos, qual é a dificuldade de cada trecho etc. 

O Caminho de Cora Coralina é uma Trilha de Longo Curso em Goiás
Caminho de Cora Coralina, em Goiás – Foto: Acervo Caminho de Cora Coralina

Seu planejamento deve incluir toda a logística necessária para os pernoites, alimentação, hidratação e variações do clima, caso você pretenda percorrer trechos longos ou mesmo a Trilha de Longo Curso inteira. Estar bem informado sobre a Trilha escolhida, te dará uma ideia de qual será o ritmo da atividade e quais serão os desafios do terreno, o que nos leva ao próximo ponto.

Preparo físico

Um erro comum ao se preparar para percorrer uma Trilha de Longo Curso é achar que, estando acostumado a fazer trilhas, seu corpo dará conta de uma caminhada desse porte. Consulte seu médico e faça os exames necessários, certifique-se de estar com a saúde em dia e adapte sua rotina de exercícios para melhorar seu condicionamento físico antes de percorrer uma TLC.

Alimentação, hidratação, descanso e equipamentos adequados também são partes importantes nesta equação do planejamento para uma trilha de longo curso, e todos esses fatores podem impactar diretamente o seu preparo físico.

Dependendo da Trilha de Longo Curso e de como você pretende percorrê-la, você passará muitas horas caminhando, por vários dias seguidos. Por isso mesmo, é fundamental manter uma boa alimentação, uma hidratação adequada e descansar corretamente para que o seu corpo possa se recuperar entre os dias de caminhada.

A preparação física para uma Trilha de Longo Curso vai além da preparação para uma trilha comum
Imagem: Top Trip Adventure

Parte fundamental da preparação é conhecer o seu corpo e respeitar seus limites. Para ter uma aventura prazerosa, você precisa escolher uma trilha que sabe que é capaz de fazer. 

A escolha da Trilha de Longo Curso

Sabendo como se preparar adequadamente para fazer uma Trilha de Longo Curso, agora você está pronto para dar o primeiro passo, que é a escolha da trilha. Existem diversas Trilhas de Longo Curso no Brasil, acesse o link para conferir algumas e escolha uma para a sua primeira caminhada de longa duração! 

Lembre-se, escolha uma trilha adequada para o seu condicionamento físico, disponibilidade de tempo e logística. Comece com trechos menores para testar seus planejamento, preparo e equipamentos. Vá aumentando o nível do desafio a medida que sua experiência nas trilhas de longo curso for crescendo.

Planeje-se bem e boa caminhada!