Como se preparar para fazer uma trilha

Como se preparar para fazer uma trilha

Muitas pessoas que têm vontade de fazer trilha acabam desistindo por não saber como se preparar. Outras acham que sabem, e acabam passando por algum perrengue ao longo da caminhada. Se você é alguma dessas pessoas, continue lendo para se certificar de que terá a melhor experiência possível da próxima vez que for fazer uma atividade pela natureza.

Pesquisa e escolha da trilha

O primeiro passo de sua preparação é pesquisar sobre a trilha que deseja fazer e verificar se ela se encaixa nas suas possibilidades. O principal é se informar a respeito das condições que serão encontradas naquele percurso, alinhá-las com as suas capacidades físicas e logísticas, para assim se preparar adequadamente.

Visual da Trilha do Bauzinho, em São Bento do Sapucaí, São Paulo.
Visual da Trilha do Bauzinho, São Bento do Sapucaí – SP.

Horários e deslocamento

O fator tempo é a chave ao se preparar para uma trilha. Considere:

  • A distância até o local
  • A forma de deslocamento
  • O tempo para chegar lá

Acrescente a duração do percurso ao tempo de deslocamento, e você já consegue planejar seus horários com antecedência. Não se esqueça de contar com imprevistos, como trânsito.

Especificidades técnicas da caminhada

Você precisa saber se a trilha que deseja fazer combina com as suas capacidades. Conheça suas condições físicas, suas necessidades e limites, e determine se o trajeto escolhido pode ser percorrido com segurança, sempre respeitando seu corpo e sua saúde. Não tente fazer algo que você sabe que está além de seu alcance, e não se esqueça de realizar a preparação física adequada. Se você anda muito parado ultimamente, talvez valha a pena começar a fazer umas caminhadas como aquecimento.

Clima

Verificar a previsão do tempo para a trilha na data escolhida é fundamental para a preparação e irá influenciar diretamente  no seu equipamento. A última coisa que você quer é ser surpreendido por uma chuva, rajadas de vento, tempo seco demais, excesso de calor etc. Vá para sua caminhada sabendo do clima que irá encontrar, e preparado para enfrentá-lo. 

O que levar para uma trilha em Ilha Grande, no Rio de Janeiro?
Trilha em Ilha Grande – RJ, em um dia ensolarado

O que levar?

Agora que você já sabe quantas horas passará caminhando, qual o nível de dificuldade da trilha e como vai estar o tempo, chegou a hora de escolher o que levar em sua mochila. Mesmo que sua memória seja boa, faça uma lista de antemão para ter certeza de que não se esquecerá de nada; a precaução é sua amiga nesses momentos. 

Leve alimentos saudáveis e bastante água, desidratação não é brincadeira. É melhor levar água a mais do que de menos, mas também cuidado com exageros, afinal, são as suas costas que carregarão o peso. Equilíbrio é a chave.

Dependendo das condições do terreno, calças e camisetas com mangas compridas podem ser recomendadas para proteção. Fora isso, o calçado é um dos elementos mais importantes ao se fazer uma trilha: botas são a melhor escolha, mas lembre-se de que um sapato novo precisa ser amaciado antes de fazer uma caminhada, ou vai machucar seu pé. Lanterna, repelentes e agasalhos podem vir a ser necessários, de acordo com o local.

Tudo pronto?

Muito bem! Agora você sabe como deve pesquisar e como isso ajuda na sua preparação para a sua próxima caminhada na natureza. Com essas dicas tenha certeza de que não há trilha que você não possa fazer, é tudo uma questão de planejamento. E aí, tá esperando o quê? 

Encontre agora sua próxima aventura no eTrilhas.